Bricolagem – Movimento DIY
A decoração é uma atividade bastante apreciada por muitos, sobretudo quando estamos a falar de seguidores do recente movimento “do it yourself” (DIY).
Para quem já conhece este movimento, está a par das potencialidades que qualquer objeto comum pode ter na criação de um elemento decorativo e/ou funcional. Este movimento, a par com a crescente preocupação com o meio ambiente, tem inspirado muitas pessoas a restaurarem, reutilizarem e a adaptarem objetos antigos que, ao invés de irem parar ao lixo, recebem um novo propósito.
Na página Do It Yourself, são publicadas, muito regularmente, propostas diversificadas para qualquer pessoa, com ou sem experiência na construção ou na decoração, aplicar na sua casa. Já as páginas web 1001ideias e Habitissimo avançam com a publicação de inúmeras propostas de DIY, recolhidas a partir de diferentes fontes, com base em diferentes objetos e recursos.
O simples facto de fixar vários clipboards, que deixaram de ser utilizados no trabalho, numa das paredes, seja para manter notas bem visíveis, ou para expor, fotos, desenhos ou outros quaisquer elementos com vista a substituir a função dos quadros, pode conferir um estilo aliado à funcionalidade bastante singular. A aplicação de rolhas de cortiça também tende a ser utilizada para cobrir painéis, de modo a manter a originalidade aliada à funcionalidade.
O que não faltam são ideias e soluções para as mais diversas necessidades. As paletes e as caixas de madeira são, muito possivelmente, os elementos mais utilizados no movimento DIY, devido à sua elevada versatilidade. Com possibilidade de adaptação para diversos fins, desde funções decorativas a peças inteiramente funcionais como o mobiliário, tanto as paletes como as caixas têm vindo a surpreender muitos olhares curiosos. Também a utilização de elementos da natureza, como os troncos, tem vindo a ser utilizados como elementos decorativos, ou enquanto elementos integrantes de mobiliário.
Para muitos, o DIY poderá representar um passatempo valioso para abrilhantar “as horas vagas”. Já para tantos outros poderá representar uma das formas mais económicas para manter a decoração dos espaços “fresca”.
Deixe-se inspirar pelo movimento DIY e coloque a sua criatividade em ação…
Para consultar diferentes ideias e propostas de DIY, visite:
- Do it yourself: http://www.doityourself.com/scat/interiorimprovement/
- Habitissimo: https://projetos.habitissimo.com.br/bricolage-ou-diy
- 1001ideias: http://www.1001ideias.pt/