O que ter em atenção ao pedir um orçamento

A construção ou renovação de uma moradia envolve sempre um considerável investimento. O sonho de construir algo próprio, ou a vontade de restaurar e remodelar uma propriedade antiga, que tenha um certo peso histórico ou valor sentimental indiscritível, faz parte da experiência da maioria das pessoas, pelo menos em algum momento das suas vidas.


Um passo determinante para transitar do sonho para a ação consiste em contatar empreiteiros e/ou construtoras com vista a obter orçamentos para a consecução do projecto. Os orçamentos são, habitualmente, os principais critérios de peso no momento da adjudicação de qualquer obra. Embora seja relativamente fácil conseguir orçamentos por várias fontes, a qualidade do projeto final, assim como o cumprimento do orçamento de acordo com as caraterísticas apresentadas dependerá sempre da escolha sobre quem executará a obra.


Uma das dicas mais comuns que são dadas a quem pretende iniciar uma obra, reside em analisar projetos anteriores do respetivo empreiteiro ou construtora e recolher o máximo de referências possíveis sobre os mesmos, fazendo uso das redes de contactos pessoal, ao consultar familiares, amigos e colegas. Além disso, antes de tomar a decisão final, há quem recomende visitar moradores de casas construídas pelo empreiteiro ou construtora com vista a sondar a qualidade das estruturas em os níveis de satisfação desses moradores com todo o decorrer do processo, desde o licenciamento, se for o caso, até à entrega da-chave e posterior experimentação do espaço. Além disso, convém definir muito bem o que é realmente pretendido no projeto, com vista a garantir a qualidade e a exatidão do orçamento realizado, minimizando o impacto de virem a surgir valores adicionais, não considerados no orçamento. Uma alternativa para tentar colmatar a falha associada a orçamentos vagos, consiste em solicitar um segundo orçamento com detalhes mais precisos sobre os custos envolvidos em cada fase do projeto.


Definir muito bem aquilo que se quer, antes de adjudicar qualquer orçamento, pode ser meio caminho andado para o sucesso e cumprimento do projeto. O preço é sempre um dos fatores que mais peso tem no momento da adjudicação, servindo como critério para excluir, logo à partida, algumas das possibilidades. Depois convém analisar bem a qualidade de cada orçamento e tentar detetar algum tipo de omissão ou falha. Em seguida, devem ser comparados os diferentes orçamentos, para compreender se existe algo que seja considerado em algum que não seja considerado num outro. Não é necessário que todos os elementos venham acompanhados com valores, embora esse detalhe facilite a decisão. Mais importante do que isso é analisar se o valor final vem ou não acompanhado de IVA.


Uma outra recomendação dada muitas das vezes a quem pretende avançar com uma obra, passa por evitar adiantar quantias avultadas no momento do arranque do projeto. Em muitos casos, esses adiantamentos são utilizados, pelos empreiteiros ou construtoras, para liquidar dívidas e/ou pagamento em atraso de fornecedores ou de colaboradores, referentes a projetos passados, podendo comprometer a concretização do projeto em questão se esse montante não for posteriormente reposto, e até mesmo, bem gerido.


É sempre uma mais-valia obter pelo menos três orçamentos de empreiteiros ou construtoras distintas. No caso de solicitar orçamentos a construtoras de pequena dimensão, convém ter em atenção que poderá ser necessário dar mais alguma margem de tempo para a entrega do orçamento, por muitas das vezes, não contarem com a organização informática e organizacional tal como costuma acontecer nas entidades de grande dimensão.

 

Sugestões de consulta:
›    Oliveira, M. (2015). Dicas para pedir um orçamento a um empreiteiro. Disponível em http://www.e-konomista.pt/artigo/dicas-pedir-orcamento-empreiteiro/
›    Idealista (2014). Queres fazer obras em casa? Aprende a pedir orçamentos grátis e completos na net. Disponível em https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2014/06/12/21647-queres-fazer-obras-em-casa-aprende-a-pedir-orcamentos-gratis-e-completos-na-net

Partilhar: